3 de fevereiro de 2012

Socl, a rede social da Microsoft

Recentemente, nesse início de 2012, a Microsoft por fim resolveu abrir ao público sua (nova) rede social, o Socl (lê-se, Social), ainda em fase "beta" e com usuários entrando apenas por convite, após tanto ter negado que estaria criando uma rede social. Ainda, a Microsoft, muito ao estilo do Google com relação ao seu Google+, para evitar comparações óbvias ao Facebook, afirma que o Socl não é uma rede social, e sim uma forma de compartilhar conteúdos úteis com seus contatos. O mais interessante é que para logar-se à plataforma, o usuário deve entrar com seu login do Facebook (o Socl está bem integrado ao Facebook, até com opção de compartilhamento com esse último direto das postagens).

Para suportar melhor essa idéia de que o Socl não é mais uma rede social, a Microsoft baseou seu novo projeto com uma forte integração ao seu motor de buscas, o Bing, de modo que a rede funciona primariamente como uma forma de publicar seus tópicos de pesquisa e torná-los sociais. Além disso, tem trabalhado fortemente em parcerias com universidades (bem ao estilo do Facebook, quando este foi lançado), buscando afirmar esse aspecto da colaboração de conteúdos.

No entanto, sejamos francos, os usuários tanto das redes sociais como da internet como um todo já não caem mais nesses estratagemas de marketing, e enxergam além das campanhas publicitárias, relações públicas e argumentos puramente de vendas. O Socl é, sim, uma rede social, e semelhante até demais ao Google+. Claro, não tem o mesmo padrão e "modus operandi" do Facebook, assim como a rede social do Google também evitou fazê-lo (pelo menos até o momento), mas o conceito central não deixa de ser o de uma rede social contemporânea.


No Socl, o usuário posta suas atualizações de status (ainda sem suporte para carregamento de fotos e vídeos diretamente na plataforma), apesar de a postagem de links/URLs ainda não funcionar como se desejaria (aplica-se um encurtador de URL, sem exibição de thumbnail ou resumo de texto). Os usuários adicionam seus amigos para seguir suas postagens, mas ainda sem a possibilidade de criação de grupos ou listas de amigos. Ao exemplo do Google+, o Socl também oferece a funcionalidade de conversas em grupo por vídeo (algo que o Facebook adicionou recentemente também), chamadas de "Video Parties". E o interessante também é a possibilidade de adição de "tags" às postagens, para facilitar o controle daquilo que é postado.

O mais interessante no Socl realmente é a integração com o Bing. Ao realizar uma busca, dentro da própria plataforma, o Socl exibe uma série de resultados de busca, bem como se fosse realizada no próprio motor de buscas "em si", separados por notícias, imagens, vídeos, etc., porém permitindo ao usuário montar um mosaico, ou biblioteca, de links, videos e imagens dentro de uma mesma postagem. Ou seja, a plataforma realmente é focada no compartilhamento e agregamento de conteúdos e temas. Veja, abaixo, o link de uma postagem que publiquei com o tema "Telescópio Hubble":


E além do usuário poder seguir as postagens de amigos dentro do próprio Socl, bem como compartilhar suas postagens com os amigos dentro da rede, há também opções de compartilhamento adicionais, para o caso de postagens públicas, claro. O usuário tem a opção de copiar um link de compartilhamento de suas postagens que pode ser postado em outras redes e plataformas, bem como obter um código de incorporação (embed, que ainda não está funcionando corretamente) caso deseje postar o conteúdo agregado num blog, por exemplo.

Em resumo, achei a iniciativa da Microsoft bastante válida justamente por essa característica de criação de verdadeiras "bibliotecas" de assuntos dentro da rede, algo que a diferencia bastante das outras redes sociais similares. Vale a pena testar e criar seus conteúdos, de modo a guardar grandes quantidades de informações por tópico.

Para entrar no Socl, cadastre-se para receber um convite através da URL do serviço (abaixo), ou convença algum amigo que já esteja usando a te enviar um convite direto.

0 comments:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More