20 de abril de 2011

20 Software Gratuitos Muito Úteis

Com os 20 softwares livres mais populares dos tempos atuais, você pode ter em seu computador os software que você precisa de graça, usando aplicativos sob o Open Software License. Você pode ter um editor de imagens gratuito, um editor de som gratuito, um processador de textos gratuito, um tocador de mídia, um 'file archiver', um gerador de PDF… e a lista segue adiante. Enquanto alguns desses aplicativos gratuitos não oferecem o mesmo nível de funcionalidade que seus rivais comerciais, outros excedem as capacidades de qualquer outro no mercado. Abaixo, vamos olhar mais de perto nesses 20 aplicativos open source indispensáveis que você deveria estar usando, se é que já não está. A grande maioria deles é 'cross-platform' (funciona tanto em Windows, como em Mac e/ou Linux, etc.) e é 100% gratuito! Você verá que muitos deles atendem perfeitamente suas necessidades.











WordPress é a plataforma de blogging mais popular do mundo, utilizada por impressionantes 202 milhões de websites. Tão simples ou complexa quanto você quiser que ela seja, WordPress é suportada por uma grande variedade de plugins que podem ser usados para transformar um blog padrão em qualquer coisa que você possa desejar. Além de blogs, o WordPress pode ser usado como um sistema de gestão de conteúdo (CMS) prático para gerir qualquer coisa, de um site de e-commerce até uma rede social.

2. Magento









Magento, usado por 30.000 comerciantes, incluindo Samsung, Nespresso e The North Face, é a plataforma de e-commerce que mais cresce no mundo. O Magento Community Edition é oferecido gratuitamente sob o Open Software License. O Enterprise Edition, pelo qual você tem de pagar, oferece funcionalidades como capacidade multi-loja, créditos de loja e cartões de presente, 'out-of-the-box'.

3. Mozilla Firefox









O Firefox atualmente registra 24,43% da fatia registrada de uso dos web browsers, mas esse número está aumentando. Já sendo o browser escolhido por muitos profissionais web, a popularidade do Firefox está crescendo graças a sua vasta seleção de add-ons de terceiros, o que permite que seus usuários customizem seu ambiente de navegação até os mínimos detalhes.

4. Mozilla Thunderbird









Com busca rápida, RSS feeds embutidos, forte segurança e excelentes add-ons, Thunderbird tem de ser o melhor aplicativo gratuito de email disponível. Se você estiver preparado para passar algum tempo customizando seu ambiente de email com add-ons, você vai amá-lo, mas ele provavelmente não é o ideal para completos novatos.

5. FileZilla









FileZilla é um cliente FTP multi-plataforma muito bem sucedido. Ele também está disponível como servidor, para Windows apenas. Criado em Janeiro de 2001 por Tim Klosse como um projeto de classe, o FileZilla veio a tornar-se o 5º download mais popular de todos os tempos no SourceForge.net.

6. GnuCash









GnuCash fornece uma excelente alternativa gratuita aos software pagos de contabilidade. Projetado para uso pessoal e de pequenas empresas, ele oferece acompanhamento de conta bancária, ações, renda e gastos, além de contabilidade de dupla-entrada.

7. Audacity









Software de música como Cubase e Logic Pro podem ser incrivelmente caros, o que faz com que um número crescente de pessoas voltem-se para o Audacity, um editor de som gratuito e multi-plataforma. Os usuários podem gravar e editar áudio; cortar, copiar, unir e mixar sons; e converter fitas e discos antigos para o formato digital.

8. GIMP









Assim como os editores de som, os software padrão de edição de imagens são proibitivamente caros para muita gente, mas o GIMP fornece uma alternativa gratuita. Ele realiza todas as funções principais que você possa desejar, exceto por, e vitalmente, funcionalidades de separação CMYK, necessários para trabalhos de pré-impressão.

9. OpenOffice









Com a capacidade de criar documentos de texto, planilhas, apresentações e bancos de dados, o OpenOffice é um potente rival ao Microsoft Office, que claramente influenciou o visual do OpenOffice. Os usuários do Microsoft Office se sentirão completamente confortáveis e verão que o OpenOffice tem o mesmo nível de desempenho, se não for melhor.

10. VLC









Na última contagem, o 'VLC media player' havia sido baixado 300 milhões de vezes. Ao contrário de algumas alternativas pagas, o VLC suporta praticamente qualquer codec de áudio/vídeo e formato de arquivo. A versão mais recente do VLC também oferece gravação ao vivo de streaming de vídeo, avanço quadro-a-quadro e controles de velocidade excelentes.

11. Handbrake









O Handbrake ripa/converte DVDs em MPEG-4 para uso em seu iPod ou para arquivamento. Ele não tem a capacidade de decodificar DVDs, mas pode fazê-lo se você tiver o VLC, que inclui um codificador de DVD, instalado em seu computador.

12. Pidgin









Pidgin é a ferramenta gratuita de mensageria instantânea definitiva. Ele te oferece uma janela única através da qual você pode simultaneamente interagir com diferentes pessoas, seja lá qual ferramenta de mensageria instantânea elas estiverem usando.

13. Freemind









O Freemind é uma ferramenta fantástica de 'mind-mapping', que permite que você registre seus pensamentos o mais rápido possível com o uso de ícones, formas e cores. Além dos costumeiros nodos e links, você pode adicionar hyperlinks e, até mesmo, documentos aos seus mapas.

14. Notepad++









Confiável, customizável, intuitivo e gratuito, o Notepad++ é o maist popular editor de CSS com base em Windows disponível. Ele oferece de tudo: syntax highlighting; folding and auto-completion for CSS, C, C++, C#, Java, JavaScript, SQL, HTML, XML e PHP; multi-file viewing; tabbed editing; zoom in/out; e bookmarks.

15. 7-Zip









7-Zip é um 'file archiver' extremamente popular para Windows, que, apesar de gratuito, supera o Winzip. Ele consegue descompactar a grande maioria de formatos de arquivo e pode criar arquivos TAR e GZ, comumente usados em sistemas Unix e Linux, bem como o próprio formato 7z, que facilmente supera a compressão dos arquivos ZIP.

16. Blender









Blender é uam suíte de criação de conteúdo 3D que pode ser usado para tudo, de modelagem a 'skinning', simulação de partículas, animação e texturização. Diferente de outros aplicativos gratuitos dessa lista, o Blender não foi projetado para “imitar” outros software de gráficos 3D, o que significa levar um certo tempo para se acostumar, mas uma vez que você tenha se familiarizado com todos os atalhos, você vai adorar o programa.

17. PDFCreator









Usuários Windows podem considerar o PDFCreator um crível rival ao Adobe Acrobat. Criar PDFs é tão fácil quanto imprimir um documento, literalmente, já que uma vez instalado, você pode selecionar o PDFCreator como impressora, permitindo que você crie PDFs a partir de praticamente qualquer programa.

18. Calibre









De acordo com o Calibre, ele é “uma solução única para todas as suas necessidades de e-book”. Além de permitir você catalogar e gerir sua coleção de e-books, arrumar, adicionar 'tags' e comentá-los da forma que preferir, você pode baixar conteúdo da internet e convertê-lo em forma de e-book.

19. TrueCrypt









O TrueCrypt é realmente o melhor programa de criptografia por aí para qualquer um preocupado com sua segurança. Ele oferece 11 algoritmos para criptografar seus arquivos, bem como uma manual de ajuda abrangente, que aconselha na criação de senhas complexas, volumes ocultos e apagamento de riscos à criptografia.

20. Ubuntu









Nomeado com base numa filosofia Africana de comunidade, compartilhamento e generosidade, o Ubuntu é um sistema operacional gratuito para Linux que é rápido e pronto para uso. Números recentes sugerem que cerca de 50% dos usuários Linux tem o Ubuntu instalado. Com foco em usabilidade, o Ubuntu vem com OpenOffice, Firefox Empathy, Pidgin, GIMP e outras ferramentas pré-instaladas.


Para ler o artigo original da TripWire Magazine, acesse:
http://www.tripwiremagazine.com/2010/03/20-most-popular-open-source-software-ever-2.html

Para ler a versão resumida no blog Inside Techno, acesse:
http://www.insidetechno.com/2010/08/17/os-20-softwares-livres-mais-populares-segundo-a-tripwire-magazine/

0 comments:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More